Intervenção: Empreendedorismo
Programas de qualificação para empreendedorismo

Síntese das revisões sobre “programas de qualificação para empreendedorismo” e apontamento de lacunas de pesquisa

A subcategoria “políticas de formação em empreendedorismo”, no contexto de “treinamento e qualificação” para o mercado de trabalho, envolve políticas públicas para a capacitação de habilidades empreendedoras, contornando a integração dessas práticas no sistema educacional formal e informal (Carvalho et al., 2022; Uemura; Silva, 2023).

Essas políticas geralmente buscam estimular competências consideradas essenciais para o empreendedorismo, como pensamento crítico, criatividade, autoconfiança e resiliência, além de habilidades práticas, como planejamento financeiro e gestão empresarial (Rezende; Gonçalves; Freitas, 2022; Hestiningtyas et al., 2023).

Essas abordagens visam ampliar a capacidade de geração de emprego e inovação, respondendo à crescente demanda do mercado por profissionais que podem não apenas ocupar postos de trabalho, mas também criar negócios e oportunidades (Vilas Boas; Plonski, 2019). A integração da educação empreendedora nas escolas e universidades é uma tendência crescente, sendo promovida através de currículos específicos, como programas de educação vocacional, empreendimentos e parcerias com o setor privado (Sousa et al., 2022).

No Brasil, essas políticas também estão sendo incentivadas como uma estratégia para reduzir as taxas de desemprego entre jovens, considerando especialmente a importância da iniciativa individual para lidar com os desafios econômicos e sociais atuais (Costa; Ribeiro; Guimarães, 2022).

No cenário global, várias organizações enfatizam a importância dessas políticas para gerar uma cultura empreendedora sustentável e inclusiva, que encoraje tanto a criação de negócios quanto a empregabilidade dos jovens em diversos contextos sociais e econômicos (Banha, Coelho; Flores, 2022; Sreenivasan; Suresh, 2023).

Em suma, essas políticas buscam focar no desenvolvimento das habilidades empreendedoras às necessidades socioeconômicas de cada país, promovendo uma integração entre treinamento prático e a formação escolar para garantir que os trabalhadores estejam mais bem preparados para enfrentar o mercado de trabalho contemporâneo e seus desafios (Mohamed; Ali, 2021; Hestiningtyas et al., 2023).

Levando em conta a centralidade de assuntos como formação empreendedora e políticas públicas externas ao mercado de trabalho, emergem algumas lacunas de pesquisa, especialmente em torno das políticas de educação empreendedora e sua implementação. Primeiramente, uma lacuna importante é a análise das políticas de longo prazo para a educação empreendedora e a formação de habilidades.

Parte dos estudos destaca que muitas dessas políticas são de curto prazo e falta uma investigação aprofundada sobre como as intervenções de longo prazo poderiam impactar a formação empreendedora e o sucesso no mercado de trabalho. É necessário estudar os resultados das políticas contínuas, pois isso influencia a retenção e aplicação das competências adquiridas pelos empreendedores (principalmente jovens e mulheres) ao longo do tempo.

Outra lacuna é a medição do impacto das políticas públicas sobre diferentes perfis de indivíduos. Muitos artigos abordam o efeito das políticas públicas de educação para o empreendedorismo de forma ampla, sem considerar as particularidades e necessidades dos micro e pequenos empreendedores, que podem diferir significativamente dos empreendimentos em contextos de negócios maiores.

Pesquisas sobre o impacto específico dessas políticas em micro e pequenas empresas poderiam fornecer ideias mais direcionadas e eficazes, promovendo uma formação mais ajustada às realidades locais e aos setores informais, ainda insuficientemente treinada em países da América Latina e África​.

Por fim, uma lacuna crítica que surge é a ausência de estudos sobre a integração cultural e social na educação empreendedora. Embora algumas pesquisas abordem o valor da educação empreendedora em termos de desenvolvimento de habilidades de negócios, poucos estudos investigam como os valores culturais, as normas sociais e o contexto local, influenciam as percepções e o envolvimento das pessoas com a formação empreendedora.

Essa integração é importante para melhorar a acessibilidade pública e a eficácia das políticas em países com contextos sociais variados, além de oferecer um currículo mais relevante e significativo para os alunos e empreendedores locais​.

Essas lacunas são pontos de partida para uma análise mais ampla de como as políticas de treinamento e formação empreendedora podem ser otimizadas para diferentes realidades econômicas e sociais, envolvendo não apenas o crescimento econômico, mas também a inclusão social e a adequação cultural.

Referências

BANHA, Francisco; COELHO, Luís Serra; FLORES, Adão. Entrepreneurship education: A systematic literature review and identification of an existing gap in the field. Education Sciences, v. 12, n. 5, p. 336, 2022.

CARVALHO, Agair Juliete Cavalcante et al. Educação empreendedora no ensino básico: identificando desafios a partir de uma análise bibliométrica e da revisão sistemática. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 11, n. 2, p. 3, 2022.

DA COSTA, Evanilde Silva; DA SILVA RIBEIRO, Maria Edilene; GUIMARÃES, André Rodrigues. Formação empreendedora: uma revisão sistemática da literatura (2010-2020). Argumentum, v. 14, n. 1, p. 63-84, 2022.

DE SOUSA, Marina Mendonça et al. Characteristics and effects of entrepreneurship education programs: A systematic review. Trends in Psychology, v. 32, n. 3, p. 682-712, 2024.

HESTININGTYAS, Widya et al. How to fostering students’ entrepreneurial intention? A systematic review based on entrepreneurship education. WSEAS Trans. Environ. Dev, v. 19, p. 551-557, 2023.

MOHAMED, Nasra Ahmed; SHEIKH ALI, Ali Yassin. Entrepreneurship education: systematic literature review and future research directions. World Journal of Entrepreneurship, Management and sustainable development, v. 17, n. 4, p. 644-661, 2021.

REZENDE, Michelli Godoi; GONÇALVES, Luciane Suélen; FREITAS, Lucas Cordeiro. RELAÇÕES ENTRE EMPREENDEDORISMO E HABILIDADES SOCIAIS: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, v. 6, n. 2, p. 26-39, 2022.

RIBEIRO, Artur Tavares Vilas Boas; PLONSKI, Guilherme Ary. Educação Empreendedora: o que dizem os artigos mais relevantes? Proposição de uma revisão de literatura e panorama de pesquisa. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 1, p. 10-41, 2020.

SREENIVASAN, Aswathy; SURESH, Ma. Twenty years of entrepreneurship education: A bibliometric analysis. Entrepreneurship Education, v. 6, n. 1, p. 45-68, 2023.

UEMURA, Marise Regina Barbosa; VASCONCELLOS, Liliana; DA SILVA, Luiz Henrique. Educação empreendedora na educação básica: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Ciências da Administração, v. 25, n. 65, p. 1-22, 2023.