O estudo destaca a percepção de estudantes de 9º ano do fundamental e 1º ano do ensino médio da rede pública de ensino sobre escola, trabalho, aprendizagem, Educação Profissional e Tecnológica e futuro profissional.
Ver estudoA pesquisa aborda a percepção de jovens sobre a escola, seus futuros, anseios e escolhas.
Ver estudoO estudo apresenta a percepção das empresas brasileiras sobre a contratação, a gestão e a formação de egressos do ensino médio e técnico-profissional.
Ver estudoA investigação aponta os desafios e caminhos para a inclusão produtiva dos jovens brasileiros, abordando as atuais tendências do mundo do trabalho, retrato das juventudes do país neste cenário e as oportunidades para inclusão produtiva dos jovens.
Ver estudoO estudo examina as consequências macroeconômicas da expansão da oferta do ensino médio técnico no Brasil, que ainda é baixa, se comparada a de outros países, como os da OCDE, europeus e alguns latino-americanos.
Ver estudoA pesquisa apresenta os resultados do levantamento com o objetivo de identificar boas práticas de iniciativas nacionais e internacionais voltadas à inserção produtiva dos jovens no mundo do trabalho.
Ver estudoNessa investigação, são apresentados dados do perfil dos jovens que não concluiu os estudos, quais as principais razões para terem evadido da escola e as motivações que os fariam voltar.
Ver estudoO estudo analisa a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, com o recorte de raça, gênero, condição socioeconômica e local de residência, a fim de examinar a equidade de acesso à modalidade.
Ver estudoReunindo as evidências disponíveis, o estudo traz um panorama completo sobre o tema de Inclusão Produtiva no Brasil e no mundo, seus principais desafios, atores envolvidos, assim como as mais promissoras soluções e grandes tendências.
Ver estudoEssa investigação procura entender os impactos da pandemia de Covid-19 nos trabalhadores informais, refletindo sobre os desafios e a falta de proteção social que esse grupo enfrenta. Além disso, aprofunda o olhar sobre o trabalho informal no país, levantando evidências e indicando caminhos para promover a inclusão produtiva digna em meio a um contexto de crescente informalidade.
Ver estudoEsse estudo é fruto da necessidade de se pensar uma transição para a sustentabilidade que seja promotora da inclusão produtiva, priorizando o combate às desigualdades socioeconômicas tanto quanto as questões ambientais.
Ver estudoA pandemia trouxe mudanças que caracterizam um novo contexto para pensar a inclusão produtiva. Os desafios que existiam se tornaram mais agudos e as tendências se aceleraram. Nessa direção, este estudo têm como objetivos analisar o impacto e a resposta oferecida no presente e discutir as transformações e possibilidades de ação no futuro.
Ver estudo